terça-feira, 7 de junho de 2011

jogos para ensino da matemática

Jogo
O jogo não deve ser um eixo no trabalho com a matemática, mas pode ser uma boa possibilidade para potencializar os conteúdos da área. É importante que o trabalho com jogos não tenha um fim em si mesmo e que o professor ofereça possibilidades para que os educandos pensem sobre os conceitos envolvidos, em um momento posterior, tendo como base suas jogadas, pois, ao jogar o aluno realmente faz uso de conteúdos da matemática, mas não tem a possibilidade de refletir sobre conteúdos, já que está envolvido na “brincadeira” propriamente dita, assim não avança.    
O desafio do jogo não deve estar na conquista de um resultado e sim na busca de soluções para problemas que o próprio jogo impõe.
O que é Jogo?
É uma atividade com regras pré estabelecidas realizada entre dois ou mais participantes e com um objetivo a ser alcançado por eles. O jogo é, por excelência, integrador, além de sempre haver um caráter de novidade, o que é fundamental para despertar o interesse da criança que, á medida que joga, vai se conhecendo melhor e construindo, interiormente, o seu mundo.
Durante o jogo, estratégias são traçadas, jogadas executadas e os resultados podem ser avaliados o tempo todo. É também uma excelente oportunidade para o desenvolvimento do respeito e da cooperação entre os jogadores, deixando claro que o “clima” de competição é natural, porém não privilegiado.
Muitos são os autores que têm mostrado as vantagens de se utilizar os jogos como instrumento pedagógico.
      Aqui você encontrará atalhos para alguns jogos para o ensino fundamental

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